top of page

O Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA), no ano de seu jubileu de ouro, promove o Seminário regional dos Colégios, Institutos e Escolas de Aplicação (SICEA) - Região Amazônia Legal, Nordeste e Centro-Oeste.

O evento reunirá professores, pesquisadores, estagiários e estudantes dos Colégios de Aplicação da região já mencionada. Busca transpor limites institucionais, contextualizando a importâncias dos CAp no Brasil no que diz respeito à formação docente, formação de professores-pesquisadores, formação humana de alunos e alunas comprometidas com a educação pública, laica, gratuita e socialmente referenciada.

 

É a primeira vez que o Colégio Universitário da UFMA sedia este evento, coincidindo com o ano de seu cinquentenário. O evento, portanto, fará parte das atividades comemorativas da instituição e reforça a importância do COLUN na sociedade onde se insere, atestando seu espaço de referência em educação pública no estado do Maranhão.

 

O evento contará com palestrantes e conferencistas renomados, com discussões atuais sobre os impactos da crise na educação básica brasileira, com ênfase nas consequências para os Colégios de Aplicação. Ainda, este evento possui caráter deliberativo, onde, em plenária, encaminhará posições e ações nos CAp dentro desse contexto político brasileiro.

Além dos próprios profissionais dos CAp, outros profissionais das redes municipal, estadual e federal poderão participar do Seminário com apresentação de trabalhos (oriundas de pesquisa na temática do evento e experiências pedagógicas) e como ouvintes, ampliando as discussões e alcance do evento.  Assim, teremos um espaço mais abrangente para compartilhar experiências e socializar estudos, a partir de compromisso político, ético e pedagógico dos envolvidos.

Pretendemos discutir o impacto da crise político-econômica dos últimos anos, especialmente no que se refere aos cenários desenhados para a educação pública no Brasil. Entendemos que estamos vivenciando um momento de redefinição das políticas educacionais em direção a um afastamento do Estado de suas atribuições de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, o que afeta diretamente as Universidades Federais e, por conseguinte, os CAp. Esse diagnóstico está em interface com o crescimento de grupos educacionais de caráter privado, que vem desempenhando um papel de maior protagonismo no cenário educacional, seja na educação básica ou superior, com consequências que precisam ser analisadas cuidadosamente. Tomando como referência esse contexto é que escolhemos o tema “Crise, Escolas de Aplicação e Perspectivas para a Educação Pública” para o II SICEA REGIONAL em São Luís do Maranhão, entre os dias 07 a 09 de novembro de 2018. Esperamos contribuir para a reflexão acerca das questões mencionadas, a partir da organização desse grande fórum das Escolas de Aplicação configurado pelo SICEA REGIONAL.

Sobre o Evento

bottom of page